26 julho 2005

Neve cobriu Tavira em 1954

O mês de Fevereiro de 1954, está a passar meio século, começou com uma vaga de frio por toda a Europa (os parisienses não sofriam temperaturas tão baixas desde 1895, em Itália, centenas de pequenas aldeias ficaram isoladas, em Espanha um frio intenso assolou o país). Toda a primeira semana de Fevereiro desse ano foi de frio e neve. Grandes nevões e espessas camadas de gelo interrompem a circulação terrestre e fluvial em vários países.
Por cá, noticiava o Diário de Notícias (DN) de dia 1/2/54 (segunda-feira) que "forte ventania pôs em risco barco de pesca em Olhão". No dia seguinte, num artigo intitulado: "Grande nevão sobre Portugal" referiam-se vários locais do país onde se verificara o acontecimento. Neste dia, a única referência ao Algarve, é Aljezur, onde em relato do dia 1/2/54, se escrevia: "Hoje, de manhã, a população foi surpreendida, com queda de flocos de neve, fenómeno que nunca se verificara nesta região".
No jornal do dia seguinte, voltam as referências ao "nevão sobre Portugal". O que era pouco vulgar foi que em Lisboa caiu neve durante algumas horas, assim como no sul (Almada, Setúbal, entre outras localidades). Escrevia-se ainda que "no Algarve a neve fez concorrência às amendoeiras em flor", que "não há memória de um nevão assim no Algarve" e que "entre gente idosa da terra não se viu nada semelhante ao que agora se presenciou e o assunto é contado como estranho fenómeno nestas paragens".

Neve cobre o Algarve

O Algarve coberto de neve só era conhecido pela «Lenda das Amendoeiras em flor». Segundo a lenda, um rei mouro teria mandado plantar milhares de amendoeiras para uma princesa nórdica pela qual se tinha apaixonado e que morria de saudades das montanhas cobertas de neve do seu país. Um dia, numa manhã de Fevereiro, o rei levou-a à janela para lhe mostrar o tapete branco que cobria a paisagem: as belas amendoeiras em flor. E viveram felizes para sempre.
Neve natural, era conhecida apenas nos pontos mais elevados da Serra de Monchique (Foia - 902 metros), onde podem cair pequenas quantidades de neve, de vez em quando. Mas, por estes dias, o Algarve ficou coberto de branco. São citados locais algarvios onde nevou, como: Armação de Pêra, Portimão, Tunes, Porches, Alcantarilha, Bensafrim, Odeceixe.

Temperaturas do ar

Consultando o «Anuário Estatístico de 1954», relativo ao clima, constata-se que as temperaturas negativas assolaram o Continente na primeira semana de Fevereiro, atingindo-se os valores mais baixos de temperatura do ano, em vários pontos do País. No Sul, como a temperatura mais baixa, há registos de 4 graus negativos em Campo Maior (1 de Fevereiro) e no dia 5 o termómetro marcou 3,6 graus negativos em Évora e 1,1 negativos em Lisboa. Também no observatório da Praia da Rocha se registaram os valores mais baixos do ano.
Note-se que, no sul, as temperaturas mínimas raramente descem tanto. Nos mesmos dias do ano anterior, tinham rondado os dez graus positivos.

Também nevou em Tavira

No dia 2/2/54, nevava em Tavira. A alguns tavirenses, os pais ou os avós já contaram a ocorrência, mas outros nem faziam ideia. Nesta altura, grande parte dos actuais residentes não tinha nascido (perto de sessenta por cento da população) ou era ainda criança, pois a população do concelho com idade inferior a 65 anos é de 76,4 por cento, de acordo com o último Censos da população portuguesa.
A notícia do espectáculo que deslumbrou a população, pela raridade da situação, foi publicada no DN apenas a 4/2/54. Em nota de primeira página, escrevia-se, em prosa datada de dia 3: "Desde as 18 horas de ontem, até às 23 horas nevou abundantemente sobre esta cidade e em todo o concelho, do que não há memória nesta região. Em alguns pontos, a neve atingiu mais de 30 centímetros de altura e na freguesia de Cachopo atingiu cerca de 60 centímetros. Nalgumas estradas esteve interrompido o trânsito, não se fazendo por isso as carreiras ordinárias de camioneta. Hoje, normalizou um pouco, mas apesar de o sol ter estado muito quente, esta noite, a maior parte dos telhados ainda se apresentavam cobertos de neve. A parte mais atingida do concelho foi Cachopo e Santa Catarina. Deste último lugar, foram chamados os bombeiros desta cidade, a fim de desobstruírem os telhados e varandas, visto recear-se que abatessem. No campo, todas as árvores parecem amendoeiras em flor".

«Povo Algarvio» - Fevereiro de 54

A queda de neve em Tavira, em 2 de Fevereiro de 1954, foi notícia do «Povo Algarvio», à data, o único jornal tavirense. Em relação ao nevão, o referido semanário, na edição de dia 7, escrevia, sob o título ”No Algarve – caiu neve”: “No passado dia 2, dia de Santa Maria, caiu neve intensamente durante algumas horas sobre esta região.
A cidade de Tavira ficou coberta de neve, o que lhe dava um aspecto surpreendente. Fenómeno jamais visto nestas paragens, onde o sol acaricia e doira os frutos. De entre os tavirenses vivos nenhum tinha assistido ainda a um espectáculo desta natureza. Na manhã de 3, o povo subiu às diversas colinas da cidade para apreciar o panorama da neve que a cobria toda, bem como os campos vizinhos e a Serra de Santa Maria. Um frio glacial tem-se feito sentir desde que começou o degelo. Muitos telhados e locais há, onde, à hora do nosso jornal entrar na máquina, ainda existia neve. Muito embora o seu aspecto seja belo, as baixas temperaturas têm incomodado os algarvios, pouco habituados a elas. A floração das amendoeiras ainda não atingiu o ponto culminante, talvez por influência do frio extraordinário”.
Na edição da semana seguinte, para que os tavirenses ausentes fizessem ideia do que foi o nevão que caiu na cidade no dia 2, o mesmo jornal publicava duas vistas da cidade com neve e bonecos de neve que a rapaziada fez (instantâneos colhidos na manhã de dia 3). Isto comprova que houve pontos da cidade onde a camada de neve foi bastante espessa.

A neve de 2/2/54 noutros locais do Algarve

Ainda segundo o DN, em Olhão interromperam-se a luz eléctrica e as comunicações telefónicas. Durante toda a tarde, até cerca das 21 horas, nevou abundantemente. O frio era intenso e a ventania tinha rajadas fortes. Há referência a São Brás, onde durante dez horas consecutivas caiu neve, que nas ruas atingiu 30 centímetros e em alguns sítios um metro. Em Faro, durante parte do dia e da noite caiu forte nevão, facto que despertou curiosidade, pois a maior parte da população nunca vira neve. Em muitos outros locais do Algarve são referidos: em Lagos "caiu neve com abundância"; na Fuzeta "não há memória de espectáculo tão deslumbrante"; em Silves "caiu neve sobre esta cidade e arredores, durante toda a tarde proporcionando um espectáculo de extraordinária beleza". Nota-se ainda Aljezur, São Bartolomeu de Messines e Estoi (onde o termómetro marcou zero graus).

Texto publicado em Janeiro de 2004, no jornal «Algarve Informação».