27 julho 2005

Centenário da chegada do comboio a Tavira

O ano de 1905 marcou a chegada do caminho-de-ferro a Tavira. Foi em Março desse ano que abriu à exploração pública o troço ferroviário entre Luz e Tavira.
A chegada do primeiro comboio a Tavira é referida por Luis Filipe Rosa Santos, no artigo “As vias de comunicação” inserido no livro «O Algarve – da Antiguidade aos nossos dias», nos seguintes termos: “A primeira circulação que entrou oficialmente em Tavira foi o tramway, que partiu de Portimão no dia 19 de Março de 1905, com destino a esta cidade”. Recorde-se que foi nesse mesmo ano se foi aberta a Avenida da Estação, actual Avenida Dr. Mateus Teixeira de Azevedo, para dar acesso aos comboios, pois “a estação ficava a um quilómetro e meio da cidade”. Com vista a prolongar o caminho-de-ferro até à fronteira espanhola (Vila Real de Santo António), que concluía a Linha do Sul em Abril de 1906, foi necessário construir a Ponte da Asseca, que ainda hoje é utilizada.
A importância do caminho-de-ferro no Sotavento é realçada na obra «O Algarve Oriental» de Carminda Cavaco, da seguinte maneira: “devem-se-lhe transportes regulares, rápidos, de elevada capacidade e não excessivamente caros, de pessoas e mercadorias” e continua referindo que “O movimento de mercadorias nas várias estações do Sotavento era em 1914 e 1918 já bastante volumoso. Nas expedições de grande velocidade figuravam frutas e hortaliças, peixe salpicado e mariscos e a pequena velocidade, produtos hortícolas pouco sensíveis, frutas secas, peixe salgado, conservas, óleo de peixe, além de cortiça e sal; nas recepções, cereais de pão e outros, farinhas, lenhas e carvão vegetal, adubos, azeite e diversos artigos de origem externa (metais, óleos vegetais, madeiras)”. Ao mesmo tempo, o caminho-de-ferro facilitou a “mobilidade da população, com máximos nos meses de veraneio e nos de festas e feiras importantes, nomeadamente em Outubro”.


Origem do caminho-de-ferro em Portugal

Os primeiros passos do caminho-de-ferro em Portugal foram dados em 19 de Dezembro de 1844 quando foi fundada a «Companhia das Obras Públicas de Portugal» (COPP) com o objectivo de promover os estudos para a construção do caminho-de-ferro. Passados uns meses, iniciou-se o contracto entre o Governo e COPP para melhoramento de diversas estradas e construção de um caminho-de-ferro desde as margens do Tejo até à fronteira de Espanha, mas no ano seguinte aquela empresa suspendeu os seus trabalhos. Apenas seis meses depois, foi apresentado o programa para a construção de um caminho-de-ferro de Lisboa à fronteira de Espanha.
Um grupo de capitalistas ingleses, em 1852, constituiu, em Londres, a «Companhia Central Peninsular dos Caminhos-de-Ferro de Portugal» (CCPCFP) e apresentou uma proposta de construção daquelas vias e, ainda nesse ano, foi assinado o termo de concessão provisória para a construção efectiva das vias de Lisboa a Santarém e à fronteira. A primeira viagem de comboio, em Portugal, realiza-se em 30 de Outubro de 1856, com a abertura à exploração pública do troço entre Lisboa e Carregado.

Algarve e Linha do Sul

Em Fevereiro de 1855, um Decreto aprovou os Estatutos da Companhia Nacional dos Caminhos-de-Ferro ao Sul do Tejo (CNCFST) e os primeiros troços, na Linha do Sul, abriram à exploração pública, seis anos depois (Barreiro - Vendas Novas e Pinhal Novo – Setúbal).
Apenas em Julho de 1875 foi publicado um Decreto ordenando a construção do Caminho-de-Ferro do Algarve (CFAlgarve) por conta do Governo e, seis meses depois, o Governo abriu concurso para a construção de várias linhas, entre elas a do Algarve. Em Maio de 1878, uma Lei autorizou o Governo a adjudicar, em hasta pública, a construção e exploração do CFAlgarve e, três meses passados, um Decreto abriu o concurso para a construção e exploração do CFAlgarve. A partir daí, as datas referência, na abertura dos vários troços, da Linha do Sul foram:
3 de Junho de 1888 - Casével - Amoreiras.
1 e Julho de 1889 - Amoreiras – Faro.
1 de Maio de 1904 - Faro - Olhão.
1 de Setembro de 1904 - Olhão - Fuzeta.
4 de Fevereiro de 1905 - Fuzeta - Luz.
10 de Março de 1905 - Luz - Tavira.
14 de Abril de 1906 - Tavira - Vila Real de Santo António. Conclusão da Linha do Sul.
A ligação a partir de Faro levou 16 anos para chegar a Tavira, “período em que os luzenses aproveitam para levar à capital algarvia os seus primores que dali seguem para Lisboa”, nas palavras de Arnaldo Anica em «Tavira e o Seu Termo». Por sua vez, Luis Santos, no já citado artigo “As vias de comunicação” refere que, no Sotavento, “apenas Faro manteve o traçado primitivo. Nas outras localidades as estações acabaram por ser construídas fora de mão. A estação de Tavira ficava então a um quilómetro e meio da cidade e a de Olhão no limite da povoação”, e acrescenta que a inauguração do troço até Olhão foi recebida “com a presença de grande multidão que não resistiu à curiosidade e afluiu aos limites da vila para apreciar o comboio”.

Texto publicado em Março de 2005, no jornal «Algarve Informação».